quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Capital Humano nas Empresas


Para que uma empresa possa atingir suas metas e objetivos, além dos recursos já disponíveis por ela (máquinas, equipamentos, tecnologia e etc), elas devem ficar atentas ao que chamamos de Capital Humano.
Capital Humano nada mais é que um profissional  com diversas qualidades e capacitações, ou seja, é o valor que o indivíduo agrega ou desagrega ao crescimento da organização conforme o modelo de gestão vigente. Sendo assim, fica evidente a preocupação das empresas com o seu quadro de contratados, o que faz com que o chamado "gastos com funcionários" passe a ser "investimento em  capital humano", pois a competitividade no mercado de trabalho faz com que determinado profissional/indivíduo passe a ser um diferencial perante a concorrência. Os 4 elementos abaixo fazem com que o profissional seja reconhecido perante as empresas são:

* Amar trabalhar;
* Gostar do que faz;
* Ter capacidade em trabalhar em equipe(s);
* Inovação

Ou seja, amar trabalhar é mais do que sair mais tarde da empresa, é trabalhar seja o tempo que for para que as atividades da empresa corra conforme o planejado. Gostar do que faz é diferente de fazer porque gosta, é fazer (desempenhar a atividade) com prazer, utilizando todo o talento e habilidade que lhe é agregado. Trabalhar em equipe é diferente também de trabalhar em grupos, pois todos nós crescemos com a professora em sala de aula nos pedindo para que formemos "grupos" para desenvolver alguma atividade em sala. Trabalhar em equipe é trabalhar com determinadas pessoas que não temos tanta afinidade respeitando e somatizando suas capacidades as nossas. E a inovação, palavra que deve ser constantemente usada no ambiente empresarial devido a sua alta rotatividade e tendências, é transformar todos os conhecimentos que adquirimos em idéias tangíveis, acreditando nela e fazendo com que ela inspire a equipe, sempre com persistência e disciplina, pois o novo geralmente gera repulsa ao primeiro momento.

Isto faz com que o profissional seja cada vez mais reconhecido e disputado perante as empresas e pelo mercado de trabalho, tornando o investimento em capital humano cada vez maior e valorizando os conhecimentos e habilidades que o profissional agregará a organização.

0 comentários: