terça-feira, 28 de abril de 2009

Os 10 museus mais visitados do mundo em 2008

Milhões de pessoas enfrentam suas filas diariamente, apenas para observar por alguns instantes as peças mais cobiçadas do mundo. Algumas obras de arte, como esculturas e quadros se tornaram durante décadas e séculos extremamente famosas e muito importantes para a história, pois revelam traços surpreendentes da antiguidade.

Conheça agora a lista com os 10 museus mais visitados do mundo no último ano, divulgada pelo jornal The Art Newspaper.



1. Louvre, Paris (www.louvre.fr) - É, de longe, o mais visitado museu do mundo e parada obrigatória para quem quer conhecer os maiores frutos da civilização, começando no Egito, passando pela Vênus de Milo, pela Monalisa, e chegando até o século XIX. Em 2008, foram ao Louvre 8,5 milhões de pessoas.

2. British Museum, Londres (www.britishmuseum.org ) - Fundado em 1753, é um dos primeiros do mundo moderno. Seu acervo possui mais de 7 milhões de objetos de todos os continentes (muitos guardados por falta de espaço). Entre suas relíquias mais famosas está a Pedra de Roseta, um bloco de granito negro com as inscrições que deram a chave para entender os hieróglifos egípcios.

3. National Gallery of Art, Washington D.C. (www.nga.gov) - Possui uma coleção de 116 mil pinturas, desenhos, fotografias, esculturas e outras obras de arte produzidas no Ocidente. Mais antiga, sua ala oeste guarda trabalhos europeus e americanos criados até o começo do século XX. Obras mais recentes ficam na parte leste do museu.

4. Tate Modern, Londres (www.tate.org.uk/modern) - Existe um caso de amor entre o público e o local, embora alguns críticos digam que a bela vista do Tâmisa influencia nesse sucesso. Instalado em uma antiga usina, possui mais de 60 mil trabalhos de arte moderna em constante rotação, incluindo Matisse, Warhol, Duchamp, Rodin e Rothko.

5. Metropolitan Museum of Art, Nova York (www.metmuseum.org)- Megalômano, o MET, como é conhecido, se gaba por ter 2 milhões de peças de arte, abrangendo 5 mil anos de cultura, da pré-história ao presente. Essa coleção não se restringe exclusivamente a obras ocidentais, o que torna o museu um ótimo lugar para conhecer também a arte asiática e islâmica.

6. Museus Vaticanos, Roma (mv.vatican.va) - Como o próprio nome diz, não é uma, e sim um conjunto de instituições culturais da Santa Sé, dispostas em um mesmo local. O gigantesco acervo é formado pelas obras artísticas e peças antigas reunidas pelos papas ao longo de muitos séculos. Destaque para as estátuas e bustos clássicos, os artefatos egípcios e etruscos e para as pinturas renascentistas.

7. National Gallery, Londres (www.nationalgallery.org.uk ) - O grande trunfo desse museu não é a quantidade de obras, mas a qualidade delas. Há aqui pinturas do século XIII ao fim do XIX, bastante representativas para seus períodos, como os jogos de luz de Caravaggio, a vênus com seu espelho de Velázquez e girassóis de Van Gogh.

8. Musée d'Orsay, Paris (www.musee-orsay.fr) - Instalado em uma antiga estação de trem, contém uma supercoleção de obras impressionistas - Monet, Renoir, Pissarro, Sisley, Degas, Manet - e pós-impressionistas - Van Gogh, Cézanne, Seurat, Matisse. Exibe ainda trabalhos de Art Nouveau.

9. Musée d'Art Moderne de la Ville, Paris (www.mam.paris.fr) - Seu acervo ilustra as principais correntes do século XX, como fauvismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo e expressionismo. No total, são mais de oito mil obras, incluindo de Matisse, Picasso, Braque, Modigliani e Chagall.

10. Museum of Modern Art, Nova York (www.moma.org) - Foi criado em 1929 para apresentar aos nova-iorquinos a vanguarda das artes. Passados 80 anos e muitas reformas, o MoMA possui hoje mais de 150 mil pinturas, desenhos, esculturas, peças de design e fotografias, entre outros. Visite para ver obras-primas como Noite Estrelada, de Van Gogh, Les demoiselles d'Avignon, de Picasso, e Dança, de Henri Matisse.

Quando for viajar, já sabe que tem que visitar museus!

1 comentários:

artista plastico santana disse...

Ainda visitarei estas maravilhas de museus.La estao as verdadeiras riquesas do mundo,que os verdadeiros ricos deixaram pro mundo apreciar,os artistas. Artista Plastico Santana